quinta-feira, 14 de maio de 2015

Amor Platônico (Relatos, Poemas & Poesias) Parte 3

Olá meus caros, hoje dando continuidade ao quadro Relatos, Poemas e Poesias, falaremos de Amor Platônico!

Bom, amor platônico no meu ponto de vista, não tem nada a ver com essa imagem aqui ao lado, mas porque coloquei ela então se descordo? Porque amor platônico não é isso, amor platônico é quando vivemos um amor impossível, aquele no qual você se entrega inteiramente a uma pessoa, a ama de todo o coração, mas sabe que nunca poderá te-la, sabe que nunca a terá em seus braços (...), por alguns motivos, alguns deles são:
  • Porque essa pessoa é uma (um) atriz (ator) famosa (o) e ela (ele) não faz nem ideia de que você existe;
  • Porque o amor entre vocês dois é incompatível por motivos de religião por exemplo. Que é algo que atrapalha muito hoje em dia;
  • Ou até mesmo porque aquela pessoa que você ama gosta da mesma fruta que você, ou seja, ela é gay...;
  • Também temos o inconveniente da distancia, mas para um amor sobreviver a grandes distancias, tem que ter muito amor, muita confiança no parceiro, e sempre ter um tempinho para estar viajando e tudo mais...
Eu poderia fazer o post todo só com explicações de amor platônico, mas não farei isso, sei que vocês sabem do que eu estou falando...


Se você sabe que aquela pessoa não te ama, ou nunca vai te amar, porque continuar amando ela então?
Ou, se você sabe que os motivos que interferem de vocês ficarem juntos, são muito maiores do que os motivos de vocês ficarem juntos, porque continuar amando? Porque continuar se magoando, se martirizando?
Não estou dizendo para você deixar de viver, viva, porque é isso o que mais vale a pena nesse mundo, ame com toda a intensidade, mas não se magoe, não judie de você mesmo, achando que aquela pessoa ama você, quando ela não está nem ai para você, e para o que você pensa!
Ela pode até se importar com você, mas como um amigo... Claro, isso é uma droga, eu sei, mas esse tipo de amor é um dos piores que tem... Amar e não ser amado, amar uma pessoa assim, onde o amor se torna platônico então...

Bom, pra explicar melhor um pouco sobre o Amor Platônico, vamos pegar uma definição:

"Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, por vários gêneros diferentes, como em um caso de amizade pura, entre duas pessoas.

Amor platônico também pode ser um amor impossível, difícil ou que não é correspondido. Muitas vezes uma pessoa tem um amor platônico e nunca tenta sair dessa fase porque tem medo de se machucar ou medo de verificar que as suas fantasias e expectativas não correspondem à realidade.

O termo amor "platonicus" foi usado pela primeira vez pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino no século XV, como um sinônimo de amor socrático. As duas expressões dizem respeito a um amor focado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, e não no seu aspeto físico. A expressão viu o seu conceito mudar graças à obra de Sr. William Davenant, "Platonic Lovers" (Amantes Platônicos - 1636), onde o poeta inglês se refere ao amor como é retratado no Simpósio de Platão, que afirma que o amor é a raiz de todas as virtudes e da verdade.

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor platônico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das idéias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era uma cópia imperfeita desse mundo das idéias. Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo das idéias.

O amor platônico é entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve, é feito de fantasias e de idealização, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos."

Creio que com essa definição ai acima da pra entender bastante o que é um amor platônico, e foi praticamente isso que eu digitei acima. Essa imagem também expressa legal a ideia de um amor platônico. Eu sempre tive essa impressão, essa visão do amor platônico, algo que é intocável, um amor impossível, que está longe...
Há, amor... Sempre pregando peças, nos confundindo, nos fazendo sonhar e viajar, pensar nas coisas e tudo mais... Como é bom amar não é?
Esses sentimentos são estranhos, não sabemos como reagir diante de certas coisas quando se trata de amor platônico, porque é uma coisa, é um amor onde você se entrega por completo, porém do outro lado é impossível que seja reciproco... Talvez com um pouco de insistência você consiga conquistar, e ser amado, mas a maioria das histórias de amor platônico, sempre termina para com quem está tendo esse amor, ficando sozinho.

Amor platônico, a arte de amar e não ser amado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião aqui é bem vinda, ficarei feliz em lê-la, e logo lhe responderei!
Se tiver blog, deixe o link que farei uma visita de retribuição assim que possível!

Obrigado por participar!